A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS “DETERGENTES”

Nós sabemos que a alimentação é importante fonte de nutrientes agindo diretamente na saúde do ser humano.

Se ingerirmos diariamente alimentos saudáveis, com uma dieta balanceada, a consequência quase sempre será um corpo equilibrado em perfeito funcionamento.

O inverso também é verdadeiro, ou seja, o resultado de uma dieta desregrada pode ter como consequências altas taxas de colesterol, diabetes, dentre outras.

Não é diferente para os dentes que são afetados pela cárie e até por perda óssea que caracteriza a doença periodontal.

Tanto a cárie como a doença periodontal tem como protagonista a ação das bactérias mediante acúmulo de resíduos alimentares formando a placa bacteriana e o tártaro. Entretanto, algumas frutas, legumes e verduras podem ajudar na limpeza bucal, prevenindo problemas de saúde como gengivite, mau hálito e cáries. Por isso são chamados de alimentos detergentes.

São exemplos de alimentos detergentes: melancia, cenoura, acelga, maçã, pêra, pepino, couve-flor e chiclete sem adição de açúcar. Estes auxiliam na higiene dos dentes para quem precisa comer em local público e não tem em mãos uma escova dental ou lugar adequado para a higienização bucal.

O atrito destes alimentos com o esmalte dentário no ato da mastigação facilita na remoção de resíduos pelo fato de serem fibrosos. Desta forma, promovem uma pré-limpeza e aumentam a produção de saliva, diminuindo a acidez e evitando que haja o crescimento de bactérias cariogênicas, causadoras dos problemas bucais.

Porém somente o consumo de alimentos detergentes não remove totalmente a placa bacteriana, apenas é uma dica válida em algumas situações.

Por Dra. Marinês Vieira Sousa